domingo, 24 de março de 2013

“GRANDES PODERES TRAZEM GRANDES RESPONSABILIDADES”


     Tive a honra de ser convidado a preparar e apresentar um texto representando a minha turma no nosso Baile de Formatura, que aconteceu nesse último final de semana, dia 23/03/2013. Esse texto é o que eu preparei... gostei das reações de quem entendeu a analogia que eu tentei criar, e também das críticas de quem percebeu que é um texto diferente do que eu costumo publicar no blog, diferentemente do que posto aqui, que quase sempre representa um pensamento individual e totalmente parcial (afinal esse blog é meu!) o objetivo era de alguma forma representar todos, espero que tenham gostado, ou pelo menos conseguido ouvir... se não conseguiram, dá para ler aqui.
:)


“GRANDES PODERES TRAZEM GRANDES RESPONSABILIDADES”
        Passadas as formalidades, a tremedeira debaixo da beca, o juramento... somos professores! Somos Historiadores! E a frase que dá nome a esse texto,  a qual foi dita ao personagem Homem Aranha por seu tio, em seu leito de morte tem dois objetivos:
        O primeiro, lembrar que esse é um momento de merecida festa, descontração, comemoração, livre da seriedade acadêmica, dos textos teóricos, de Boris Fausto, Nietsche, Foucalt, Marx, Hobsbawn e afins. Nomes que nos acompanharam nesses anos de graduação. Portanto, uma frase de história em quadrinhos, representando essa descontração.
        Segundo, e mais importante, ressaltar que agora somos sim super-heróis, temos sim super-poderes. Podemos salvar através do conhecimento, seja em sala de aula, seja por produção historiográfica, ou no bom bate-papo que só um historiador pode proporcionar.
        Aproveitando o gancho da história em quadrinhos, e a brincadeira da comparação, lembrar que, assim como para todo herói de revista, o caminho para a vitória é árduo, o nosso também foi, para alguns, longas horas de viagem,  madrugadas em frente aos computadores, livros e cadernos, a ausência para com a família e amigos.
        E assim como todo super-herói, não recebemos nossos poderes “de graça”, como cobrança a História nos tomou a inocência, nos deu a “visão além do alcance”, mas nos implantou a criticidade e a ânsia de um mundo melhor.
        Em nome dos formandos da turma 2009-2012, agradeço a todos os professores, familiares e amigos que de alguma forma contribuíram para essa nossa transformação, e agradeço também à História, que nos deu os “cintos de utilidades, as capas e os uniformes coloridos”.
        Nós não entramos para a Liga da Justiça.
        Não formamos os Vingadores.
        Nossa responsabilidade é bem maior... agora somos Professores... somos Historiadores!

Um comentário: