quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

No pain, no gain.

            
Modinha,modinha, Modinha!!!
      Sim, com toda certeza, mas prepare-se meu jovem, algo está mudando com a nova modinha! Na verdade, o mundo fitness vez ou outra foi modinha, porém o que vem mudando é o alcance dessa modinha, e o visível impacto social e até econômico que ela está causando, e ainda pode causar!
  Em primeiro lugar os estereótipos estão caindo, todas as faixas etárias estão nas academias, enquanto a algum tempo atrás o tipo típico da academia era o “troglodita sem cérebro”. Acredite, hoje a prática de musculação está mais aliada ao conhecimento do que ao sofrimento. Quem mais estuda (teoria, prática, suplementação, dieta, etc.) é quem tem mais resultado. Os trabalhos acadêmicos, as graduações e pós-graduações, as publicações, as mídias... hoje existe muita informação, o que faz a modinha ir além da academia.
Bombadão que vive na balada? Existe, mas não cola mais, cada vez mais os praticantes de musculação estão optando por uma vida realmente saudável, sem álcool, regrada, cortando alimentos industrializados ou processados. Reflexo disso, a quantidade de lojas de suplementos que pipocam pelas cidades e internet, além dos restaurantes especializados. O que isso implica? Grana! E como rola grana!
As redes sociais! O grande palco da modinha fitness não é? Facebook e Instagram abarrotados de fotos de pessoas malhadas, dietas, comidas saudáveis, vídeos de treino, dicas e mais dicas, as fotos “antes e depois”. E claro as frases de motivação! E como elas irritam os “anti”! Porém, tanta visibilidade inspira muitos “anti” a se juntarem a galera da malhação.
Pura estética? Não é mais só isso com toda a certeza! Hoje em dia percebe-se claramente a beleza como reflexo da saúde, haja visto como são criticadas as pessoas que “extrapolam” os limites, não adianta nada uma pessoa ser “malhada” se não parecer saudável. A “vitória” também está associada ao sucesso pessoal. Como não é fácil perder um quilo ou aumentar um centímetro no bíceps, um corpo belo traz também consigo aquela imagem de “#foco, #força, #fé”, sabe? Que muitas pessoas levam também para o trabalho, os estudos e tal, um “no pain, no gain” nos vários aspectos davida.
 E quanto a questão estética, mais uma opinião minha... o mundo fitness sempre foi estigmatizado e sofreu preconceito por conta da massiva pressão que a mídia faz sobre o uso de suplementos e de esteróides anabolizantes. Atletas sempre fizeram mesmo, e ainda fazem uso, e hoje em dia cada vez mais “pessoas normais” também faz. Não tenho embasamento teórico para falar de anabolizantes, mas algumas pesquisas vêm revelando que algumas drogas e tratamentos são seguros, alguns deles, como a reposição hormonal são até benéficos para a saúde, e a mídia martela na tecla de que todos são sentenças de morte... estranho, se tratarmos o uso de esteróides como um processo estético (que é uma grande realidade hoje em dia), ele é talvez menos agressivo do que uma lipoaspiração, devido ao processo cirúrgico propriamente dito e a tonelada de remédios que a pessoa tem que tomar depois. E aí? A mídia até exalta um processo e não o outro... ou será que indústrias farmacêuticas não tem interesse que as pessoas vivam mais saudáveis e parem de comprar seus remédios, e por isso faz  pressão ou lobby sobre a mídia e a área médica? Principalmente em idades mais avançadas? Vale pensar um pouquinho (vejam os links!)
Por isso digo, é modinha sim, mas o impacto dela parece ser benéfico e muito maior do que se imagina. Concorda? Discorda? Comente aí... se gostou compartilhe... E chega de papo que tá na hora do meu Whey!




2 comentários:

  1. Uma "moda" que pegou mesmo... e se bem vivida, são inevitáveis os bons resultados..., começam no psique.. mudam a forma de pensar.. sentir..., depois esparramam-se pelo interior do corpo atingindo víceras, nervos, órgãos, ossos, sangue, músculos.. até que vazam para fora e contaminam o corpo inteiro... pele, feições, unhas, olhos, cabelos (para os que ainda tem.. hehe). De fato, atitudes que deixam heranças para o resto da sua vida.
    Excelente texto Fabiano. Parabéns! Abç!

    ResponderExcluir
  2. Já dizia Osmarzao: o corpo em forma nunca sai de moda.
    Pra mim não é moda é a forma q todos deveríamos ter, o problema é que estamos cheios de desculpas, e abitos sedentários demais.

    ResponderExcluir