quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vem pra rua, mas não faz bagunça!

        Nessa mesma época, a exatamente um ano atrás um “gigante acordava”, lembra? Aos gritos de “vem pra rua”, não tão coordenados quanto o mar de “hashtags” #vemprarua nas redes sociais. E você se lembra onde ouviu o “vem pra rua” pela primeira vez? Foi na propaganda da Fiat! Com a banda O Rappa! Se não lembrou, olha aqui: Campanha Fiat 2013
        Sei lá qual foi o feedback da campanha para a Fiat... se vendeu mais ou não, mas que a música bombou, ah! Isso foi certo! Apropriações dessa forma, de músicas, imagens ou outras formas artísticas por movimentos populares não são novidade.
        Mas passado um ano, e a com a Copa aí na nossa porta, a Fiat lança uma nova campanha! Como não poderia deixar de ser. A  propaganda em si mantém o mesmo contexto da do ano passado, mas algumas frases dessa nova letra deixam alguns pontos passíveis de uma boa análise de discurso. Aqui está a nova música: Campanha Fiat 2014
        Primeiro, sai o “Vem pra rua”, e agora é o “Nossa festa é na rua”. Novamente chamando a galera pra rua, mas deixando claro que a rua é lugar para festa, e não manifestação?
        “...quem tá na rua não precisa de ingresso...”, ou seria, conforme-se povo brasileiro, a Copa não é pra você, essa festa é pra “inglês ver”?
        “O brasileiro convidou o mundo inteiro pra curti-la na rua...” ai que estrago faria essa mesma frase com algumas reticências e um ponto de interrogação ao final: “O brasileiro convidou o mundo inteiro... pra curti-la na rua?”.
        Pois é... vamos lá, vamos ver se esse ano a festa vai ser mesmo na rua, se algum gigante acorda e se levanta antes das próximas eleições... porquê a galera que faz o marketing da Fiat acordou, até porque o puxão de orelhas que levou no ano passado deve estar latejando até agora.
Gostou? Compartilhe!




Nenhum comentário:

Postar um comentário