Nessa mesma época, a exatamente um ano
atrás um “gigante acordava”, lembra? Aos gritos de “vem pra rua”, não tão
coordenados quanto o mar de “hashtags” #vemprarua nas redes sociais. E você se
lembra onde ouviu o “vem pra rua” pela primeira vez? Foi na propaganda da Fiat!
Com a banda O Rappa! Se não lembrou, olha aqui: Campanha Fiat 2013
Sei lá qual foi o feedback da campanha
para a Fiat... se vendeu mais ou não, mas que a música bombou, ah! Isso foi certo!
Apropriações dessa forma, de músicas, imagens ou outras formas artísticas por
movimentos populares não são novidade.
Mas passado um ano, e a com a Copa aí na
nossa porta, a Fiat lança uma nova campanha! Como não poderia deixar de ser. A propaganda em si mantém o mesmo contexto da do
ano passado, mas algumas frases dessa nova letra deixam alguns pontos passíveis
de uma boa análise de discurso. Aqui está a nova música: Campanha Fiat 2014
Primeiro, sai o “Vem pra rua”, e agora é
o “Nossa festa é na rua”. Novamente chamando a galera pra rua, mas deixando
claro que a rua é lugar para festa, e não manifestação?
“...quem tá na rua não precisa de
ingresso...”, ou seria, conforme-se povo brasileiro, a Copa não é pra você,
essa festa é pra “inglês ver”?
“O brasileiro convidou o mundo inteiro
pra curti-la na rua...” ai que estrago faria essa mesma frase com algumas
reticências e um ponto de interrogação ao final: “O brasileiro convidou o mundo
inteiro... pra curti-la na rua?”.
Pois é... vamos lá, vamos ver se esse ano
a festa vai ser mesmo na rua, se algum gigante acorda e se levanta antes das
próximas eleições... porquê a galera que faz o marketing da Fiat acordou, até
porque o puxão de orelhas que levou no ano passado deve estar latejando até
agora.
Gostou? Compartilhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário