sábado, 19 de março de 2011

O planeta ri de nós.

       Após vermos a fúria da natureza dando provas de que não somos meros coadjuvantes nesse lugarzão que chamamos de Terra, é natural nos comovermos com a situação das pessoas no Japão. Quanta desgraceira!
       E, dando uma olhada no Facebook agora a pouco, vi uma imagem que me chamou a atenção. Segundo a legenda da foto, esse panda, é sobrevivente do Tsunami que varreu uma parte do litoral japonês, ele em pânico teria se agarrado as pernas do primeiro homem que viu, sei lá se era tratador, ou o quê... mas a cena é no mínimo inquietante. Imagine só, para nós os "racionais" que temos a capacidade de racionalizar uma maneira de fugir, ou no mínimo se proteger em uma situação de risco extrema, já deve ter sido horrível, imagine para quem não tem essa capacidade. Mas não penso somente na situação de um animal, que no caso é um panda, me veio a cabeça uma imagem infantil, a maneira como o panda se agarra, me lembrou uma criança assustada, indefesa, mais ainda, me fez pensar que nessas horas nossa racionalidade não nos protege, somos como o panda.
       Por essas e outras que mantenho minha opinião, acho muita pretensão acharmos que podemos acabar com o mundo, essa conversa de que temos que salvar o planeta tem mais interesses econômicos do que realmente ecológicos. A moda do ecologicamente correto está é enchendo muitos bolsos. 
       E se tem algo que pode acabar, é a própria humanidade, seja por vontade da natureza, ou dela própria. A Terra continuará, bela e formosa. Principalmente sem o homem.

Um comentário: