


Novidade para mim, foi saber que os fundadores de Adidas e Puma eram irmãos, eram eles Adolf e Rudolf Dassler, alemães, de uma pequena cidade no interior.
O programa contou toda a tragetória da família e o surgimento das empresas, desde uma pequena fábrica de calçados artesanais, até os dias de hoje.
Adolf ( Adi, era seu apelido), mais velho era muito talentoso na fabricação e inovação em calçados, e Rudolf, um às na arte de vender e negociar. O que deu a empresa dos irmãos a Calçados Dassler, um futuro muito promissor. Porém, veio a Segunda Guerra Mundial, e a Alemanha foi virada de ponta cabeça, assim como suas empresas, e com a Dassler não foi diferente.
Adolf e Rudolf decidiram então aliar-se aos nazistas, tendo sido convocados para prestar serviço ao exército alemão por mais de uma vez, o que provavelmente seria um fator importantíssimo para o caminho que suas vidas seguiria no futuro.
Problemas familiares, ciumeiras, dinheiro e desconfianças passaram a minar a parceria entre os dois irmãos, que mesmo juntos no comando da empresa cada vez mais se distanciavam. E no final da Guerra, e com a derrota da Alemanha, uma suspeita de que Adolf e sua esposa teriam traído Rudolf, denunciando seu passado nazista aos aliados, com a intenção de tomar posse dos negócios, fez com que os irmãos se tornassem inimigos mortais.
A empresa rachou, e funcionários tiveram que decidir para que lado iriam, para a Adidas de Adolf, ou para a Puma de Rudolf. No princípio 70% dos funcionários ficou com Adi. A separação dividiu também a cidade, e era como se todos tivessem que tomar partido e ficar ou desse ou daquele lado.
Fato é que as duas empresas tornaram-se superpotências , e era por isso que o programa se iniciava com o jogo entre Italia, utilizando material esportivo da Puma, e França com material fornecido pela Adidas, o jogo, décadas depois era como um acerto de contas entre os irmãos Dassler, que nunca mais se falaram. Adolf morreu em 1974 e Rudolf em 1978.
Hoje, quem comanda tanto Adidas quanto Puma, são grandes grupos econômicos, mas a disputa no mercado de material esportivo continua ferrenha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário