terça-feira, 21 de junho de 2022

Humor à primeira vista.

 

Ainda existe! Esse blog na verdade, resiste! Afinal, quem precisa de leitores? Ok, nesse caso, escritores também, mea culpa.

Antes tarde, passo por aqui apenas para registrar que mais uma vez aqueles “detalhezinhos de vida” permearam um dos meus dias, uma besteira qualquer, mas besteira daquelas que eu adoro. E que muita gente diz que só eu lembro/percebo/dou bola.

Alerta de conteúdo boomer! Avisados? 

Vou tentar não dar muitas voltas, mas não seria eu escrevendo se não explicasse um baita contexto, com texto.

Sempre gostei de baixar músicas engraçadas, talvez herança de ter conhecido Mamonas Assassinas aos 13 anos, por causa disso tenho uma playlist no Soundcloud chamada “Sonzeiras”, que poderia ser “Zoeiras”, lembro que baixei o app justamente por quê lá é mais fácil de achar as versões das músicas dos memes ou coisas que por vários motivos não podem tocar em outros lugares, entre essas músicas estão as da UDR - 666, que me foram sugeridas pelo próprio aplicativo. Para quem não conhece a UDR - 666, é uma dupla antiga de eletrofunk com letras bizarras, bizarras mesmo! Porém, muito engraçadas, sempre dou risada sozinho quando ouço.

Dito isso, também ando na onda dos podcasts, na real têm um tempo já, uns 3 anos, ouço muitos, dos mais variados tipos, história, esportes, notícias e claro, humor. Entre os de humor está um chamado Decrépitos. E é daí que veio minha sinapse do dia! Anos ouvindo o programa e não sabia que um dos integrantes era o vocalista da UDR - 666, mais precisamente, Rafael Mordente.

Toda essa volta para chegar no principal assunto do texto... nosso senso de humor nunca nos trai, pelo menos não o meu! E já tive várias provas disso, se têm algo que acho engraçado, ele se manifesta mesmo quando não percebo de onde vêm o gatilho da graça.

Outro exemplo: sempre gostei demais do programa Larica Total do Canal Brasil, acompanhava semanalmente, e confesso que por vezes ele até quase me convenceu de que pode ser legal cozinhar. Quase.

Alguns anos depois, numa indicação do Youtube, caí nos vídeos do Choque de Cultura, pirei, achei genial, a coisa mais engraçada que tinha visto em tempos! E, algum tempo depois em uma entrevista fiquei sabendo que os integrantes eram os caras que roteirizavam o Larica Total. Bingo! Humor reconhecido! 


E quando vemos quais são as referências ou a origem do humor das pessoas que produzem o que achamos engraçado, sempre está algo que você reconhece, no meu caso, galera que cresceu nos anos 90 lendo MAD, assistindo Beavis And Butthead, MTV, Chaves, Hermes & Renato, Casseta & Planeta, TV Pirata... a lista é longa!

Esse lance de “achar graça” talvez seja uma das coisas que mais diferencia uma geração da outra, talvez por isso eu não consiga achar graça no Tik Tok, mas rache o bico ouvindo Orgia de Traveco da UDR - 666. 





Um comentário:

  1. Kkkk massa cara, lembro muito da sua coleção da Mad e quanta risada das coisas que nela tinha.

    ResponderExcluir